terça-feira, 24 de maio de 2011

Nhoque de Batata Roxa ao Molho de Ervas e Balsâmico e uma pitada de saudade

A saudade é estranha. Digo isso porque não basta a falta de convivência. A distância ou total ausência da pessoa querida, podem aumentá-la sem que o tempo interfira. Por exemplo, agora que estou morando mais longe dos amigos e da família, sinto a saudade apertar mais. Eu podia passar meses sem encontrar minha irmã, mas sabia que ela estava alí, ao alcance das mãos. Agora tem um mês que não nos vemos e já estou morrendo de saudades. E agora dei para sentir saudades até de quem não sentia. A saudade é estranha.

Então, o que me resta senão cozinhar. Fui ao mercado municipal e lá encontrei lindas batatas roxas. Fiquei tão encantada que a senhora da banca dos doces me vendeu 1 kilo. Eu disse a ela que queria fazer um nhoque. Ela me alertou, dizendo que tinha feito há uns dias atrás e não tinha gostado do resultado, pois a cor, após o cozimento, tinha ficado acinzentada. Fui embora pensando no que ela havia dito e então resolvi acrescentar um pouquinho de beterraba para avivar a cor. Deu muito certo! A cor ficou linda!




Nhoque de Batata Roxa ao Molho de Ervas e Balsâmico
( 4 porções)




Ingredientes:

Nhoque:
1 kg de batata roxa
½ (50g) beterraba
1 xícara de farinha de trigo
50g de tofu defumado ralado
sal à gosto

Molho:
½ xícara de azeite de oliva extra virgem
1 cebola picadinha
½ molho de sálvia
1 colher de sopa de folhas de alecrim
½ xícara de aceto balsâmico
sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Noque:
Cozinhe as batatas roxas e a beterraba inteiras e com casca em água até que fiquem macias. Retire do fogo, escorra a água. Deixem que esfriem um pouco e descasque-as. Passe-as no espremedor para obter um purê bem lisinho. Se ainda estiverem quentes, deixem que esfriem completamente antes de adicionar a farinha e os demais ingredientes. Amasse bem até que a massa fique bem homogênea.
Prepare uma mesa ou bancada polvilhando um pouco de farinha. Pegue pequenas porções da massa e faça rolinhos de aproximadamente 2 cm de espessura. Com auxílio de uma faca, corte os nhoquis com aproximadamente 3 cm.
Leve ao fogo uma panela com água e deixe ferver. Acrescente sal e aos poucos vá colocando os nhoquis. Um pouco por vez. Quando os nhoquis flutuarem é porque já estão cozidos. Retire com a ajuda de uma escumadeira e reserve.

Molho:
Aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue a cebola até que fique levemente dourada. Junte as folhas de sálvia e alecrim e deixe que desprendam seu sabor por 1 minuto. Junte o balsâmico e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente os nhoquis e misture rapidamente. Tempere com sal e pimenta do reino e sirva.

3 comentários:

Fabiana Macedo disse...

Oi Michele, tudo bem???
E os meninos???

Nossa, de olhar me deu água na boca, mas não fica muito adocicado não?
Porque não gosto de coisas adocicadas...

Mas me deu uma vontade de fazer.....

beijos

Analucia disse...

Olá querida Michele!Realmente já estamos também com saudade. Vc estava tão pertinho e agora...Mas espere que um dia iremos rever vcs. Por enquanto vou matando a saudade aqui no seu blog.
bjs a todos aí.
Analucia

Fernanda disse...

Alguém me comentou sobre nhoque de bata roxa, pesquisei na internet e achei esta receita! Fui comprar os ingredienmtes e...surpresa: não achei batata roxa em Poços de Caldas...comprei bata doce amarela mesmo e vou fazer acrescentando mais beterrabas...veremos!