segunda-feira, 27 de junho de 2011

Abobrinha ao Curry

Isso não é nem uma receita que se preze, mas a combinação é tão boa que não resisti em compartilhar com vocês. Acompanha bem quase todos os pratos, desde massas até arroz com feijão. É simples e surpreendente. Um novo jeito de comer abobrinha.


Abobrinha ao Curry


500g de abobrinha
1 colher de chá bem cheia de curry
azeite de oliva extra virgem
sal

Corte as abobrinha em cubos.
Aqueça o azeite em uma frigideira larga e coloque o curry. Deixe o curry liberar todo seu sabor no azeite por 30 segundos. Coloque as abobrinhas e salteie em fogo alto até que fique macia e levemente tostada. Tempere com sal e sirva.

Bom apetite!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Torta Crepe de Vegetais

Vegetais quentinhos para aquecer o inverno...
Essa semana comprei uma alface e uma rúcula para fazer uma saladinha, mas estão lá, dormindo na geladeira. Comer salada fria no inverno é bem difícil pra mim. Então abuso das folhas refogadas, tipo couve, escarola, repolho... e das tortas de vegetais. Tem coisa mais gostosa?




Torta Crepe de Vegetais

massa:

100 g de farinha
2 ovos
200 ml de leite
2 colheres de sopa de azeite

Recheio:

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola cortada em fatias
1 cenoura cortada em palitos
1 abobrinha em palitos
200 g de cogumelos paris
1 colher de sopa de alcaparra ou azeitona

Para o recheio, refogue a cebola no azeite e assim que ficar transparente, junte os demais ingredientes do recheio e refogue mais um pouco. Espere esfriar um pouco. Enquanto isso, misture os ingredientes da massa, menos o azeite.
Em um refratário, coloque o azeite e leve ao fogo para aquecer. Assim que estiver bem quente, despeje a massa e em seguida coloque os legumes do recheio.
Leve novamente ao forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.

Ah! Eu coloquei colheradas de cream cheese por cima, antes de ir ao forno. Ficou muito bom, mas é opcional.

Bom apetite!!

sábado, 11 de junho de 2011

Torta de Damasco e uma Biblioteca

Às vezes dá uma vontade de comer uma sobremesa assim: simples, poucos ingredientes e deliciosa. Tem dias que creme de leite e chocolate, apesar de maravilhosos, não nos atraem. Eu já disse aqui e repito, adoro sobremesas com frutas. Damasco então, é perfeito quando não queremos nada doce demais. Seu azedinho sutil é único.


Essa linda construção fica no bairro de Monte Alegre, aqui em Piracicaba. Me parece que pertencia a antiga usina de cana de açúcar e depois tornou-se uma biblioteca. Hoje encontra-se fechada e abandonada. Meu coração dói de ver uma coisa tão linda se acabar.
Alinhar ao centro



Torta de Damasco




Ingredientes:

Massa:
250g de farinha de trigo
125g de manteiga em temperatura ambiente
125g de açúcar cristal orgânico
1 ovo


Recheio:
300g de damascos secos e inteiros

2 colheres de sopa de açúcar cristal orgânico
sementes de uma fava de baunilha
250ml de água
70g de nozes pecã picadas


Modo de Preparo:
Misture a farinha com a manteiga até que fique parecendo uma farofa úmida. Faça um furo no centro e coloque o ovo e o açúcar. Mexa e aos poucos vá misturando com a farinha. Faça uma bola, enrole em filme de PVC e deixe descansar na geladeira por 1 hora.

Enquanto isso, faça o recheio colocando os damascos, o açúcar, as sementes de baunilha e a água em uma panela. Deixe cozinhar em fogo brando até a água quase evaporar por completo. Deixe esfriar.
Abra a massa e forre uma forma grande.

Leve ao forno a 180 graus até que doure levemente. Deixe esfriar e desenforme.
Disponha os damascos e salpique as nozes pecã. Eu gosto de servir em temperatura ambiente, mas você pode deixar na geladeira. e servir fria.

Bom apetite!